01 Dias -
Aventura-Cultura
10 Consulta Direta
3399 msnm
A “Excursão de um dia Inti Raymi em Cusco” é uma experiência única que mergulha você na celebração do Inti Raymi, um antigo festival inca dedicado ao deus sol, Inti. Este evento acontece todos os anos em Cusco, Peru, no dia 24 de junho, coincidindo com o solstício de inverno no hemisfério sul.
Durante esta viagem de um dia, os participantes têm a oportunidade de testemunhar as coloridas e tradicionais cerimônias em comemoração ao Inti Raymi. Do majestoso templo de Sacsayhuamán à histórica Plaza de Armas de Cusco, os participantes testemunham danças folclóricas, rituais ancestrais e apresentações teatrais que recriam os tempos do Império Inca.
Além da celebração em si, a excursão oferece a oportunidade de explorar alguns dos sítios arqueológicos mais impressionantes da região, como Sacsayhuamán, Tambomachay e Qenqo, onde acontecem diversas atividades culturais e cerimoniais.
O Inti Raymi (em quíchua ‘festival do Sol’) era uma antiga cerimônia religiosa andina em homenagem ao Inti (o deus do sol) que acontecia todo dia 24 de junho de cada ano até hoje, acontecia todo solstício de junho no inverno. Cusco, capital de Tawantinsuyo, entre o período final da colheita e o início do equinócio de inverno dos Andes, ou seja, na segunda quinzena do mês de junho. Inti Raymi na época dos Inkas equivalia ao que hoje é para nós a festa de Ano Novo. A celebração solar era uma festa em que se iniciava um novo ano e todo o ano agrícola anterior terminava entre os meses de maio ou junho, e ao mesmo tempo iniciava-se o novo ciclo agrícola a partir do mês de julho.
Na época dos Incas, o Inti Raymi era a mais importante das quatro festas celebradas em Cusco, segundo o Inca Garcilaso de la Vega (1539-1616), e indicava o meio do ano e também a origem mítica do o Inca. Durou 15 dias, nos quais houve danças e sacrifícios. O último Inti Raymi com a presença do imperador Inca foi realizado em 1535.
Em 1572, o vice-rei Francisco de Toledo (1515-1584) proibiu-a por considerá-la uma cerimónia pagã e contrária à fé católica. Continuou a ser realizado clandestinamente.
Com mais de sessenta anos de existência, o novo Inti Raymi é hoje parte inseparável da vida de Cusco.
Em local privilegiado da capital sagrada, o Inca Pachakuteq mandou construir o Qorikancha, suntuoso templo dedicado à reverência ao Sol, deus que os Incas chamavam de Apu P`unchao ou Apu Inti, em cuja homenagem foi realizado o imponente festival INTI. consagrado. RAYMI, que atinge contornos de solenidade e esplendor, conforme descrito pelos mais importantes cronistas.
No dia 24 de junho, a festa em homenagem ao Deus Sol, acontece nos três cenários históricos e naturais que costumam ser encenados:
O Qorikancha (Cerca Dourada): Na época dos Incas era o principal templo consagrado ao sol. Às 9h00 começa a Festa do Sol. A representação acontece no chamado jardim dourado. Começa com o aparecimento do Inca. Os primeiros rituais oferecem folhas de coca, lhamas, alpacas e muito mais. Dura aproximadamente 45 minutos e depois segue para a Plaza de Armas.
A Plaza de Armas (a antiga Auqaypata ou Plaza del Guerrero): Durante o período Inca, nesta imensa praça a cerimônia acontecia integralmente no meio do grande ushnu ou plataforma cerimonial. O Inca é carregado em uma liteira por oito criados e realiza a chamada Cerimônia da Coca. O evento dura aproximadamente 1 hora e depois segue para Sacsayhuaman.
Saqsayhuaman (voz derivada dos termos quíchuas “saqsay” e “waman” que traduzidos para o espanhol significa “saciar-se falcão”). Este impressionante centro arqueológico está localizado a 3.555 metros acima do nível do mar, a um quilômetro do bairro inca de Qolqanpata. A esplanada Chuquipampa na fortaleza de Sacsayhuaman é o palco principal da representação de Inti Raymi. Este lugar teve grande importância durante o Império Inca.
TRIBUNA LARANJA 1.816 pessoas
TRIBUNA VERDE 2.040 pessoas
Validade mínima do passaporte de 6 meses.
Tribuna | Tarifa General |
---|---|
Tribuna Naranja | US$ 280.00 |
Tribuna Verde | US$ 240.00 |
A excursão de um dia à Lagoa Humantay, ao longo da rota Salkantay, oferece...
ver itinerárioAs Skylodge Adventure Suites no Vale Sagrado oferecem uma experiência única para os viajantes...
ver itinerárioO bungee jumping em Cusco, a partir da Ponte Poroy, a uma altura de...
ver itinerárioLaguna Humantay, situada na Cordilheira dos Andes no Peru, é um impressionante lago glacial...
leia o artigoA cidade de Arequipa, situada na região sul do Peru, possui uma história rica...
leia o artigoMachu Picchu, a icônica cidadela inca situada no alto da Cordilheira dos Andes no...
leia o artigo